Usuário: Senha: Lembrar Autenticação
   Itajubá,


O Diretório

       O Diretório Acadêmico Dr. Gaspar Lisboa - DAGALI é o órgão representante do corpo discente da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. É governado pelo Conselho Diretor, que se constitui de um presidente, vice-presidente,1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro e 3 representantes de departamento cultural social e desportivo, que de nenhum modo são remunerados pelas suas ações específicas.

       O DAGALI foi fundado em 08 de junho de 1955. Trata-se de uma sociedade de caráter cultural sem fins lucrativos, com foro e sede na cidade de Itajubá.

       Nenhum dos membros da sociedade responde individualmente pelas obrigações sociais do DA.

       Dentro de suas finalidades, o DA zela pelos interesses do corpo discente, pelo bom nome da escola e seu patrimônio educacional e pelo aprimoramento cultural e espiritual de seus membros.

       O patrimônio é constituído por donativos ou ligados por bens móveis que possua ou venha a possuir e por subvenções dos poderes públicos e assistenciais.

Entenda o que é um diretório

       Um Diretório Acadêmico (D.A.), segundo Filho 2005, é uma entidade que representa todos os alunos regularmente matriculados em um curso de graduação de uma universidade. É dirigido por um regimento próprio, por ele elaborado, e livre de atividades de natureza político-partidária.

       A diretoria do D.A. é eleita através da maioria simples obtida em eleições nas quais todos os estudantes do curso têm direito a voto, sendo esse voto facultativo.

       Conforme Filho 2005, desde 1985 a Lei nº. 7.395 assegura aos estudantes de nível superior o direito à organização de Centros ou Diretórios acadêmicos como suas entidades representativas. O patrimônio do DA é constituído pelos móveis e imóveis que possui ou que venha a possuir, por aquisição, doação, legados, subvenções sociais ou contribuições de pessoas físicas ou jurídicas ou de instituições. As rendas são advindas da administração do seu patrimônio e em promoções de maneira geral ou outras fontes alternativas de recursos.

       Todos os seus integrantes são alunos regularmente matriculados e que trabalham de forma voluntária não-remunerada.

Funções de um diretório

- Promover a integração da comunidade acadêmica;
- Colaborar para a consecução dos objetivos da Universidade;
- Defender os interesses dos estudantes;
- Requerer direitos dos alunos em entidades superiores e professores;
- Prover meios de comunicação entre os acadêmicos, os docentes e a administração do curso.

Referência

1. FILHO, Adhemar Ronquim; SOLER, Fabricio Dorado Soler. Participação Política do Estudante de Direito. Revista Uniara, nº 16, pág. 135-143. Disponível em: www.uniara.com.br/institucionais/revistauniara/pdf/16/rev16completa_14.pdf

Mais...
     » Gestão Atual
     » Atividades Desenvolvidas
     » Galeria de Imagens
     » Estatuto
     » Gestões Anteriores