Logo do NEPE - Núcleio de Ensino e Pesquisa em Enfermagem

manual

 

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PROBIC

 

APRESENTAÇÃO

 

Este manual destina-se a docentes e alunos que pleiteiam bolsa no Programa de Iniciação Científica – PROBIC, da Faculdade Wenceslau Braz .

 

 

A- Criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC na FWB

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC , na FWB foi oficialmente criado em 01/02/2010.

 

Nos dias 26/04/11, foi realizado o 1º Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, e a Conferência proferida pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Carvalho, Professor da UNIFEI sobre o tema: “Programa Brasil sem Fronteiras”.

 

Nos dias 27/04/12 foi realizado o 2º Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. Nelson Tavares, consultor da FAPEMIG. A Palestra proferida foi “ A FAPEMIG e a iniciação científica”.

 

Nos dias 28/04/13 foi realizado o 3º Congresso de Iniciação Científica da FWB , cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Policarpo Gonçalves de Abreu, Presidente da FAPEMIG, proferindo a Conferência com o tema: “A FAPEMIG no contexto da pesquisa em Minas Gerais”.

 

Nos dias 23/04/14 foi realizado o 4º Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, gestor da FAPEMIG na FWB, e o Prof. Dr. Fábio Herbest Florenzano, USP (Lorena) proferindo a Conferência com o tema: "O Papel da Iniciação Científica na Formação de Jovens Pesquisadores".

 

Nos dias 29/04/15 foi realizado o 5º Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, gestor da FAPEMIG na FWB, e a Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga, Coordenadora do NEPI, em que sua orientanda Isabella Barbosa Ramos, apresentou sua pesquisa de iniciação científica, intitulada: “Iniciação científica: interface com as linhas de pesquisa de um curso de graduação em enfermagem”.

 

Nos dias 18/04/16 foi realizado o 6 Congresso de Iniciação Científica da FWB, cuja abertura foi feita pelo Prof. Dr. José Vitor da Silva, gestor da FAPEMIG na FWB, e o Prof. Me. Rogério Silva Lima, UNIFAL (Alfenas) proferindo a Palestra com o tema: “O que a iniciação científica me ajudou na trajetória profissional”.

 

Nos dias 15 e 16 de maio de 2017 foi realizado o VII Congresso de Iniciação Científica da FWB cuja abertura foi feita pela coordenadora do NEPI Profª. Drª. Cristiane Giffoni Braga e a palestra de abertura pelo Prof. Dr. Rodolfo Faria de Souza com o tema "Trajetória Científica de um Pesquisador: da graduação a pós-gradução".

 

A seleção dos projetos (critérios) desde 2009 até 2013 foi por meio do atendimento às solicitações estabelecidas no Edital do PROBIC.

 

Em 2013 esta quota foi aumentada para 30 (trinta) bolsas.


As bolsas no âmbito do PROBIC são oferecidas também através de edital próprio publicado anualmente.

 

 

B-Objetivos do Programa de Iniciação Científica da FWB

 

2009 - Conhecer em que consiste a iniciação científica

 

2010- Conhecer o Programa Brasil sem fronteiras e sua repercussão ao estudante brasileiro.

 

2011- Identificar a atuação da FAPEMIG na iniciação científica das Instituições de Minas Gerais.


2012- Conhecer a atenção da FAPEMIG no contexto da pesquisa mineira.


2013-Conhecer a atenção da FAPEMIG no contexto da pesquisa mineira.


2014-Conhecer o papel da iniciação científica na formação dos alunos/pesquisadores.


2015-Consolidar as linhas de pesquisa na Instituição, como interface na formação do pesquisador da FWB.

 

2016-Identificar o papel da iniciação científica na trajetória profissional de um pesquisador.

 

2017 - Conhecer a formação de pesquisador egresso da FWB desde o contato com iniciação científica na Instituição.

 

 

C- Funcionamento do Programa de Iniciação Científica na FWB

 

As bolsas são atribuídas aos alunos após seleção dos projetos, de acordo com os seguintes critérios (ANEXO A):

 

a) Mérito científico do projeto. Critérios quanto à forma, conteúdo, trajetória metodológica  e outros critérios importantes.

 

b) Mérito acadêmico do aluno: publicações, participação em eventos científicos, evidenciados em seu currículo Lattes do CNPq.

 

c) Mérito acadêmico do orientador. A análise se baseará no perfil de publicações descrito no seu currículo (modelo Lattes do CNPq) atualizado nos últimos três meses.

 

d) Prevalecerão como critério para desempate, sucessivamente, os pontos obtidos em:

 

a) mérito do projeto;

 

b) mérito acadêmico do graduando;

 

c) mérito acadêmico do orientador.

 

O projeto que não conseguir nota superior a 50% no item mérito científico do projeto será desclassificado.

 

Professores doutores ou mestres poderão se apresentar como orientadores com quantos projetos desejarem. Porém, para cada orientador, será respeitada a cota de no máximo três projetos contemplados com bolsa para o PROBIC.

 

Não serão aceitas propostas de orientadores sem título de Mestrado ou Doutorado.

 

Cada aluno, no ano da bolsa vigente, poderá ser bolsista e coautor, ou seja, estar, no máximo, em duas pesquisas, sendo tal medida válida também para o coautor.

 

Cada projeto só pode apresentar um graduando como autor.

 

A bolsa deverá ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo projeto de pesquisa e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares, preenchendo o Formulário de Inscrição para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da FAPEMIG (ANEXO B), e o de BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - Formulário 10 da FAPEMIG (ANEXO C).

 

Após ser aprovado pela Comissão de Pesquisa do NEPI, o bolsista juntamente com seu orientador, respectivamente, serão convocados para uma reunião, na primeira semana de fevereiro, com a Coordenadora do NEPI e Gestor da FAPEMIG na Instituição, que orientarão sobre a trajetória de 12 meses na vigência da bolsa, no tocante aos deveres de bolsista e orientador, o encaminhamento para o cadastramento no Everest, que é de responsabilidade da Colaborada em Tecnologia e Informação (TI) da Instituição, assim como o encaminhamento para a Tesouraria, uma vez que se faz necessária a abertura de conta bancária, sendo este fator, responsabilidade da Colaboradora Responsável na Tesouraria.


O cadastro e efetivação do bolsista e orientador no Everest é de responsabilidade do bolsista e orientador, sob orientação da Colaboradora da TI, uma vez que este setor, na Instituição, é responsável pelo processamento online e lançamento dos bolsistas e orientadores na plataforma Everest da FAPEMIG.


Caberá ao NEPI, a responsabilidade desta reunião de instruções da vigência da bolsa, e, mensalmente receber do bolsista, presencialmente, não podendo ser de outra forma, o recebimento do Relatório Mensal de Atividades de Pesquisa.

 

O bolsista do Programa PROBIC/FAPEMIG, deverá seguir a observância das datas, previamente fixadas no CALENDÁRIO DE ENTREGA DOS RELATÓRIOS E PAGAMENTO DAS BOLSAS, sendo este assinado pelo orientador.


Em hipótese alguma, após a data fixada e divulgada no Mural do NEPI, localizado nas dependências da Instituição FWB, se fará o recebimento do Relatório pelo NEPI.


O bolsista que não cumprir o prazo de entrega do relatório, conforme determinado no calendário já estabelecido pelo NEPI, somente entregará o relatório mensal e terá respectivamente seu comprovante para retirada do pagamento na tesouraria, no mês seguinte, conforme data fixada no cronograma de pagamentos da bolsa.


No Congresso de Iniciação Científica o bolsista é obrigado a participar de todas as atividades, assim como apresentar sua pesquisa, apreciada e avaliada por uma banca, constituída de dois membros, sendo um dos professores designado pelo NEPI , mediante observância da linha de pesquisa e o outro convidado pelo orientador e orientado.


Após a banca, de imediato, o orientador deverá entregar ao NEPI, forma impressa e devidamente preenchida o Instrumento de Avaliação de Trabalho de Pesquisa, para o mesmo providenciar mediante o registro contido neste as devidas declarações de apresentação da pesquisa ao bolsista, coautor, orientador e banca.

 

O NEPI enviará à secretaria os devidos instrumentos para serem computadas as notas e confeccionadas as devidas declarações, a contar 30 dias da entrega da Folha de Aprovação, ficando a cargo deste setor a emissão e entrega das declarações.

 

O certificado como bolsista da FAPEMIG, concedido pela Instituição em parceria com a FAPEMIG, somente será entregue ao bolsista, mediante apresentação ao NEPI, em uma cópia, impressa, do artigo publicado no periódico de escolha do bolsista e orientador.

 

O bolsista, com seu respectivo orientador, deverão submeter o relatório de pesquisa em correções científicas, mediante contribuições da banca, no prazo de 30 dias, após imediata aprovação da banca, assim como correção gramatical e/ou ortográfica e textual, elaboração de um resumo expandido conforme a biblioteca preconiza, e se responsabiliza, como também pela confecção da ficha catalográfica, além da divulgação da mesma, via online, por meio de Anais eletrônico, assim como a confecção dos CDs, para acervo da pesquisa institucional, sendo atribuído nota nestes quesitos.

 

Neste ato de entrega à Biboliotecária da FWB, deverão estar anexados também o Parecer Consubstanciado de sua pesquisa e a folha original de banca examinadora devidamente preenchida.

 

O bolsista e orientador terão até a primeira semana de maio para entrega, ao NEPI, exclusivamente, do Relatório Final, versão impressa e em formato PDF, este último, enviado ao e-mail nepi@fwb.edu.br.

 

 

D- Publicações dos Editais:

 

O início do processo de seleção pressupõe uma ampla divulgação, por meio de Edital, das condições e requisitos necessários para orientadores, alunos e projetos.

 

O edital consiste de:

 

• Prazo de inscrição;
• Período de seleção;
• Período de vigência das bolsas;
• Requisitos para orientador, projeto de pesquisa e aluno;
• Número máximo de bolsistas por orientador;
• Número máximo de projetos inscritos por orientador;

• Critérios de seleção dos bolsistas (ANEXO A)


E- Documentação para o PROBIC:

 

• Uma (1) cópia impressas do formulário de inscrição (ANEXO B do Manual);
• Uma (1) cópia do Formulário 10 da Fapemig preenchido (ANEXO C do Manual);
• Uma (1) cópia do Currículo Lattes do candidato atualizado nos últimos três meses;
• CPF;
• Declaração de que o aluno não recebe rendimentos de qualquer natureza (Preencher ANEXO C do manual de orientação Formulário 10 – item 07)
• Currículo Lattes do orientador; atualizado nos últimos três meses;

• Projeto de pesquisa, com, no máximo, que deve conter: introdução, objetivos, justificativa (relevâncias científica, profissional e social, implicações teóricas, metodológicas (se for o caso), trajetória metodológica, cronograma, orçamento, apêndices e anexos, referências bibliográficas);

• Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa aprovando o projeto.

 

F- Requisitos e Compromissos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da FWB:

 

1. Para o orientador:

 

• Ser docente da FWB, com vinculo empregatício;
• Ser portador de título de Mestre ou Doutor;
• Estar cadastrado no Lattes/CNPq e sistema Everest;
• Ter pesquisas científicas, evidenciadas no Lattes/CNPq;
• Assumir compromisso formal com as atividades do bolsista;

• Incluir o nome do bolsista de iniciação científica nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, para cujos resultados houve a participação efetiva do bolsista;

• Solicitar ao NEPI, por escrito, o cancelamento imediato do pagamento ao bolsista que descumprir o plano de trabalho, preenchendo formalmente o Termo de Cancelamento (ANEXO E);

•  Informar imediatamente  o NEPI, de forma impressa, com as devidas assinaturas dos envolvidos, qualquer alteração na relação e compromissos do bolsista com o desenvolvimento das atividades de seu plano de trabalho.

 

 

2. Para o aluno:

 

• Estar cadastrado no Lattes/CNPq e Sistema Everest;
• Ter cursado pelo menos o 2° período do curso de graduação, quando do início da vigência da bolsa ;
• Não estar cursando o último ano do curso quando do início da vigência da bolsa;
• Não ser bolsista de iniciação científica de agência externa;
• Não ter sido bolsista excluído de outro PROBIC;

• Apresentar o relatório detalhado (FINAL) com seu orientador, que deverá ser entregue na primeira semana de maio, pelo bolsista.  

• Apresentar o trabalho no Congresso de Iniciação Científica, assim como participar, obrigatoriamente de todas as atividades do Congresso, a ser realizado no mês de abril;
• Publicar o trabalho em periódicos na área do fenômeno pesquisado e/ou da enfermagem;

• Apresentar-se PESSOALMENTE  ao NEPI, entregando o relatório mensal das atividades ao NEPI, não sendo aceito em outro local das dependências da FWB, conforme data estabelecida no cronograma de pagamentos da bolsa (ANEXO C).

• Devolver à FWB, todas as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos

 

O BOLSISTA QUE NÃO CUMPRIR OS PRAZOS estabelecidos pelo NEPI, será desligado da FAPEMIG, não sendo aceitas justificativas posteriores de orientador e bolsista.

 

As Bolsas:

 

O valor da bolsa de Iniciação Científica do programa PROBIC será discriminado na Tabela de Mensalidades de Bolsa da Fapemig, disponível no endereço www.fapemig.br

 

Impedimentos:

 

São considerados impedimentos para a participação no PROBIC como aluno bolsista:

 

• Estar cursando o primeiro ano do curso quando do início da vigência da bolsa;
• Estar cursando o último ano do curso quando do início da vigência da bolsa;
• Ser bolsista de iniciação científica de agência externa;
• Ter sido bolsista excluído do PROBIC;

• No caso do PROBIC não acumular bolsa (PROUNI com bolsa permanente ou outras) nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;

 

Congresso Anual:

 

O Congresso Anual de Iniciação Científica é um evento promovido pelo NEPI/FWB, em parceria com entidades patrocinadoras, que tem por objetivo incentivar e divulgar os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na Instituição FWB.

 

O Congresso de Iniciação Científica é de frequência anual, acontecendo no mês de abril, conforme calendário escolar, sendo realizado no período matutino e/ ou vespertino, contando como atividade de pesquisa da FWB, portanto com frequência obrigatória de alunos, bolsistas e professores.


Deverão inscrever seus trabalhos, por meio de formulário próprio, os alunos dos Programas de Iniciação Científica  (PROBIC)  (ANEXO F)

 

 

Publicação dos Trabalhos:

 

A publicação do trabalho é obrigatória, em periódicos indexados de enfermagem, devendo o aluno submeter o mesmo até março à publicação, antes do Congresso de Iniciação Científica, e entregar ao NEPI comprovante de artigo no prelo.


Os autores devem informar na publicação que o trabalho foi apoiado pela FWB através do programa de bolsas de iniciação científica PROBIC – FAPEMIG.

 

Cabe a Comissão de Pesquisa, que integra o NEPI, realizar a análise e julgamento dos trabalhos apresentados, ficando o conteúdo dos mesmos sob responsabilidade do(s) autor(es).

 

 

 

 

Edital para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)- 2018/2019

 

Calendário de Bolsas PROBIC/FWB - 2017/2018

 

DOWNLOADS