Logo do NEPE - Núcleio de Ensino e Pesquisa em Enfermagem

informações gerais

 

 

O NEPI, insere-se na estrutura organizacional da FWB.

 

É um órgão que se destina a capacitação em pesquisa, sua interdisciplinaridade e institucionalização.

 

Entende-se por institucionalização da pesquisa na FWB o processo de construção do projeto de pesquisa até a conclusão da pesquisa, com sua divulgação em meio impresso e/ou digital, seja em eventos científicos ou núcleos de pesquisa. E interdisciplinaridade o processo de currículo integrado, no qual a pesquisa possa ser desenvolvida por alunos de áreas afins, mediante aprovação da comissão de pesquisa do NEPI.

 

A pesquisa na FWB tem seu gerenciamento centrado neste Núcleo.

 

O NEPI tem como missão estimular docentes e graduandos a se engajarem em projetos científicos como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

O NEPI faz parte integrante da FWB, seguindo a filosofia, visão e objetivos da mesma; em consonância com a normalização dos trabalhos acadêmicos da graduação e pós-graduação, instituída pelo serviço de Biblioteca.

 

É constituído, por uma Coordenadora – Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga, monitores - acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculados na FWB e aprovados em processo seletivo.´

 

Os integrantes do NEPI são:

 

I - docentes da FWB;

II - enfermeiros e profissionais graduados da grande área da ciências da saúde, que estiverem desenvolvendo projetos de pesquisa para obtenção de título de especialização, mestrado ou doutorado.

III - aluno bolsista de iniciação científica do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG);

IV - aluno pesquisador de uma Instituição de Ensino Superior - IES - (sob indicação do docente da IES);

V - enfermeiros, especialistas, que atuam no Centro de Atendimento de Enfermagem.

 

A sede do NEPI localiza-se em sala própria, pertencente à FWB, com dia e horário estabelecidos e previamente informados para o seu devido funcionamento.

 

As reuniões ocorrem de acordo com as circunstâncias, em período pré-estabelecido.

 

As atividades relacionadas com pesquisa e iniciação científica, além de estudos de enfermagem, devem proceder do NEPI que planejará, organizará, coordenará e controlará a atividade.

 

Entende-se por atividade relacionada com a pesquisa, o congresso de iniciação científica, a inscrição para o programa de bolsas de iniciação científica, monitorias de pesquisas, elaboração de pesquisa, estudos sobre temas ou assuntos das ciências da saúde, seminários de pesquisa.

 

 

FUNDADOR: Prof. Dr. José Vitor da Silva

 

José Vitor da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela AESC/FWB (Associação de Educação Saúde e Cultura - Faculdade Wenceslau Braz) em 1973, Mestrado em Enfermagem - Universidad Autonoma de Nuevo Leon (1997), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (2010). Atualmente é Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Campus Itatiba, Itatiba, SP, professor titular da Universidade do Vale do Sapucaí e da AESC/FWB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, qualidade de vida, idoso, autocuidado e autonomia. Docente e coordenador do mestrado em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí de pouso Alegre, MG.

 

Curriculo Lattes

 

 

COORDENADORA: Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga

 

José Vitor da Silva

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora titular no departamento de ensino e pesquisa da Faculdade Wenceslau Braz. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar da Faculdade Wenceslau Braz. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: raciocínio clínico, pensamento crítico, sistematização da assistência de enfermagem, construção e validação de instrumentos. Publicou artigos em periódicos especializados, editados no Brasil, trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, livro e capítulos de livros.

 

Curriculo Lattes